sábado, 14 de janeiro de 2012

9º ENCONTRO-28-05-2011

SINTRA

PALÁCIO E JARDINS DE MONSERRATE

QUINTA E JARDINS DA REGALEIRA

Mouros e Monges viveram em SINTRA desde tempos imemoriais. Com o decorrer dos tempos esta terra agradou a ingleses e burgueses que a reflorestaram e construíram seus palacetes ao redor dos quais criaram grandes e agradáveis Jardins onde cada recanto tem o seu significado e conta-nos histórias diferentes.

Logo pela manhã visitámos o Palácio de Monserrate e sua enorme e linda coleção arbórea e depois deslumbrámo-nos com a beleza do interior do Palacete.

De árvore em árvore, de arbusto em arbusto descemos pelos caminhos do Jardim do Palácio de Monserrate em Sintra, inspirando cheiros e perscrutando cores da enorme diversidade arbórea que com os seus variados verdes e flores nos encantam.

Nossos olhos se deslumbram a cada curva do caminho onde um Azevinho nos espreita e mais além, num recanto os fetos australianos crescem até aos 10 metros. Os trevis bordejam os caminhos onde Sobreiros e Medronheiros “sobem” procurando o sol.

Junto ao palacete vários Metrosíderos na Nova Zelândia estão coberto de flores vermelhas. Da Araucária-de-Norfolk com os seus 50 metros de altura até à mais pequena plantinha constatamos os cuidados na conservação deste enorme e encantador jardim.

Monserrate, antiga propriedade do Hospital de Todos os Santos com uma pequena Capela (1540) foi, em 1601 aforada à família Mello e Castro e comprada em 1718. * bom gosto de quem aqui viveu sente-se ainda no palacete e jardins circundantes.

Almoçámos no Centro de Sintra bem perto do Palácio da Vila.

De tarde a Quinta da Regaleira enriqueceu-nos com todo o significado da sua arquitetura

Eugénia







Sem comentários:

Enviar um comentário