terça-feira, 24 de janeiro de 2012

8º ENCONTRO - FRAGATA D. FERNANDO E GLÓRIA

Em Lisboa caia uma chuva miudinha e fomos de Metro para o Cais do Sodré onde, num moderno “Cacilheiro”, atravessámos o Tejo.
O Sol espreitou um pouco por entre as nuvens e deu-nos uma deslumbrante paisagem de Lisboa que se distanciava dos nossos olhos.

Chegados a Cacilhas, olhando à nossa esquerda vimos logo os grossos e altos mastros da FRAGATA D. FERNANDO II e GLÓRIA, o motivo desta nossa viagem.

Com o estômago vazio não podíamos “embarcar” e fomos almoçar ao restaurante Vale do Rio ali no Largo. O nosso almoço correu simpático e agradável e de barriguinha cheia rumámos à Fragata para uma visita guiada.

Subimos o portaló e eis-nos no seu convés.
Imponentes mastros, rodas do leme, cabos e cadernais ocupavam a parte central do convés.
Espreitando por cima da amurada a estibordo olhámos para os lados de Lisboa onde grandes e escuras nuvens negras nos fizeram lembrar o “Adamastor” tão temido pelos nossos marinheiros dobravam o Cabo da Boa Esperança.

Com o Comandante Rocha Abreu, percorremos o convés, descemos as escadas e com as suas descrições imaginamos os disparo dos canhões, seus perigosos recuos, o reboliço das tempestades, os enjoos dos passageiros, como navegavam, viviam e se alimentavam,
Construída nos estaleiros do Arsenal Real de Damão em 1843, fez a “Carreira da Índia” e foi o último navio da Marinha de Guerra Portuguesa a operar exclusivamente à vela.
Em 1940 fundeou no rio Tejo para ser o lar dos rapazes Casa Pianos (ver link)

A história da recuperação da Fragata D. Fernando II e Glória, depois do incêndio pode ser acompanhada no site (ver link).
Reconstruída com pormenor ei-la resplandecente na sua majestade a ser visitada em 1998 na Expo 98” em Lisboa.
Infelizmente há um mas… nestas histórias de sucesso.

Hoje está em doca seca e depende da “carolice” de quem ama a História de Portugal e reconhece os PORTUGUESES –NAVEGADORES.
Portugal e sua cultura, estarão à mercê de “carolices” ?

Os Museus têm telhados a Fragata tem convés e casco e está à mercê das intempéries e precisando de constante manutenção.
.
SALVEM A HISTÕRIA VIVA DE UM POVO.

Ma.Eugénia Godinho




links:
O Adamastor
http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/hgp/9.7.htm
Casa-Pianos - Incêndio
http://www.prof2000.pt/users/avcultur/fragata_d_fernando/01Resenhahistorica.htm
Reconstrução da Fragata
http://www.youtube.com/watch?v=AEPI9zqaR1s&feature=related
http://www.prof2000.pt/u*sers/avcultur/fragata_d_fernando/03fasesprojecto.htm
Video
http://www.youtube.com/watch?v=AEPI9zqaR1s&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário