terça-feira, 16 de novembro de 2010

4º Encontro - 14-11-2010

.
Passeio junto ao mar

Almoço

à entrada do museu

De manhã ao sair de casa a perspectiva de um dia entre amigos tornou-se mais promissora pelo lindo dia de sol que já se fazia sentir.
Chegados ao Monte Estoril o passeio à beira mar abriu-nos o apetite para o agradável almoço no Jardim do Lago e depois do cafezinho rumámos para a visita, guiada e ouvida, na Casa Verdades Faria - Museu da Música Portuguesa - onde estão espólios musicais e instrumentais de todo o Portugal reunidos por Michel Giacometti, Alvaro Cassuto e Fernando Lopes Graça.
Mas o que lá nos levou foi a realização da 1ª Exposição em Portugal de Instrumentos Mecânicos Musicais que nos despertou a curiosidade. Fomos amplamente compensados com uma demonstração e audição destes instrumentos - Caixas de Música - usados no séc. XVIII, IXX e XX, que ainda hoje funcionam com cilíndros, discos, cartões perfurados,de cartão ou metal, sendo movidos a manivelas para rotação ou accionamento de foles embora alguns já em 1920-30 funcionassem a corrente electrica.
Muito interessante esta exposição pela constatação da evolução de várias técnicas de reprodução de sons e materiais usados e beleza das caixas exteriores de madeira exóticas excelentemente trabalhadas sendo algumas delas do tamanho de móveis de sala e usadas em salões de baile. Fazem parte desta exposição algumas peças de uma vasta colecção de mais de 700 de um coleccionador particular- Luis Cangueiro - da qual tivemos o gosto de ouvir uma palestra depois da qual dialogámos sobre diversos temas e condições dos museus em Portugal. Sendo esta colecção particular e única em Portugal bem deveria ser apoiada, acarinhada e preservada pelo estado e exposta em local próprio.
Aqui está o site do Museu da Música Mecânica Portuguesa onde poderão ver e ouvir alguns http://www.museudamusicamecanica.com/

Maria Eugénia Godinho

Sem comentários:

Enviar um comentário